A perda de dentes é sempre motivo de mal-estar e preocupação.Este dano não é apenas prejudicial para a beleza do seu sorriso.Também pode dificultar a fala, a mastigação e a formação dos arcos dos dentes.
A perda de dentes é sempre motivo de mal-estar e preocupação. Este dano não é apenas prejudicial para a beleza do seu sorriso. Também pode dificultar a fala, a mastigação e a formação dos arcos dos dentes.
É por isso que cerca de 39 milhões de brasileiros usam próteses dentárias. que no final pode resolver muitos problemas. E não é tudo: um em cada cinco brasileiros usa próteses móveis.
A razão para esses números é muito simples. Com o desenvolvimento da odontologia as próteses dentárias são baratas, convenientes e simples. No entanto, isso ainda ergueu muitas dúvidas. Por exemplo: Quais são as opções se você perder um dente? Quem pode obter uma prótese? Como o procedimento é executado?
Consequentemente, se você também está se fazendo essas perguntas, agora terá uma melhor compreensão de como funcionam os "dentes artificiais", termo popular ou prótese dentária. Preparamos um guia completo que explica as principais funções, indicações, propriedades e finalidades. Conferir!
Prótese dentária: Quando vou precisar?
Uma prótese dentária deve ser usada quando o paciente está carecendo de um ou mais dentes na boca. O objetivo principal é substituir todos os dentes ausentes, tanto na arcada superior quanto na inferior. As próteses podem ser fixas ou movéis e somente o dentista pode indicar a melhor opção para o paciente, após uma diagnose prévio. Conheça os principais tipos de próteses:
Prótese Completa
Comumente conhecidas como dentaduras, as próteses totais são postas quando o paciente não tem mais dentes na boca. A principal vantagem desta prótese é que o sorriso é mais harmonioso e muito próximo do sorriso natural. Normalmente,
esses tipos de próteses são removíveis e são indicadas para idosos que já perderam a maior parte dos dentes, e também para jovens que perderam os dentes devido a acidentes ou doenças. O uso da dentadura também é recomendado quando a fala e a mastigação são afetadas pela falta dos dentes.
Prótese parcial
Este tipo de prótese dentária pode ser removível e consiste em uma estrutura metálica que tem a função de reter os dentes originais ainda saudáveis. Na verdade, as próteses parciais também se destinam a substituir os dentes perdidos, tornando o paciente mais confiante na mastigação. Em geral, esta prótese é recomendada quando a implantação dentária não é possível, principalmente em situações em que a gengiva não oferece as condições. As próteses parciais exigem que o paciente seja extremamente cuidadoso com a higiene bucal para que os dentes não cause dano nas gengivas.
Implante dentário
Os implantes dentários são indicados para substituir um ou mais dentes e suas raizes. Esse tipo de procedimento é realizado nos casos em que as próteses parciais não atendem às necessidades do paciente. Nesse caso, o dentista prende um pedaço de titânio no maxilar, logo abaixo da linha da gengiva. Atuará como suporte para os dentes instalados. O sorriso pós-implantação é muito parecido como se fosse natural e não há diferença. Mas os implantes não são recomendados para todos. E somente um dentista pode determinar o melhor tipo de prótese para cada paciente.
Prótese fixa
Sugerida quando há necessidade de preenchimento de lacunas devido à ausência de um ou mais dentes. A odontologia protética estacionária não é mais usada como era anos atrás. Por ser fixa, esse tipo de prótese dificulta a limpeza tornando os implantes uma opção mais atrativa, tanto do ponto de vista funcional quanto estético. As próteses fixas podem ser postas sobre dentes naturais e até sobre implantes, dependendo da situação e da saúde bucal do paciente. Eles são feitos de resina ou porcelana e foram amplamente aplicados no passado.
Como cuidar da sua prótese dentária
Seja qual for o tipo de prótese que você usa, entender nossas dicas de cuidados:
Possua muito cuidado para não deixar cair o braço protético, pois isso pode danificar a peça protética.
Posicione suas próteses em um copo de solução de dentição adequada enquanto você dorme para evitar que sequem.
Evite mastigar alimentos duros ou crocantes, pois isso pode danificar sua prótese.
Evite alimentos com alta acidez e cor, pois podem descolorir a prótese;
Evite escovar os dentes com cremes dentais altamente abrasivos;
Usar um protetor bucal ao realizar atividade física, especialmente durante o contato físico. Sua prótese precisa de proteção máxima.
Retenha a higiene adequada prótese após a refeição principal.
Evite usar enxaguantes bucais com álcool em sua composição, pois são extremamente abrasivos e prejudiciais à sua prótese.
Curiosidades sobre próteses
1. QUEM SOBRE DE PROBLEMAS VIRAIS NÃO PODE USAR PRÓTESES
Fato. Os especialistas não recomendam dentaduras para pacientes com problemas virais.
2. PACIENTES COMP DOENÇA PERIODÔNICAS NÃO PODEM USARPRÓTESES
fato. Se você tem uma doença periodontal, mesmo que não seja grave, o uso de próteses não é recomendado.
3. As próteses não deixam o sorriso natual
Mito. A prótese é 100 % personalizável, assim o paciente também pode escolher a cor das gengivas. Os dentes são feitos de materiais que são os mesmos que os dentes naturais.
4. PACIENTES COM PRÓTESE NÃO PRECISAM MAIS IR À CLINICA ODONTOLÓGICA
Mentira. As visitas regulares ao odontólogo devem ser mantidas a cada 6 meses para avaliação e limpeza. Sua prótese deve ser ajustada, se necessário, para evitar possíveis desconfortos.
5. Você tem que se preocupar com o desperdício ao usar a prótese.
Mito. A higiene bucal em pacientes com próteses dentárias deve ser mantida com escovação correta três vezes ao dia e uso de fio dental após as principais refeições.
6. PRÓTESES REMOVÍVEL NÃO PRECISA SER DESINFECTADAS
Mito. Todas as próteses, incluindo as removíveis, devem ser limpas de forma eficaz todos os dias. Na verdade, essas peças precisam ser escovadas com a boca para uma limpeza mais eficaz.
Comments